A cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração e também de outros componentes do sistema circulatório.
O médico especialista nessa área é o cardiologista.
O exame mais comum, feito por rotina durante uma consulta de cardiologia, é o Eletrocardiograma. O laudo deste exame deve ser realizado por um cardiologista.
Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença.
I - Cardiologia Preventiva:
A- Sabendo que a maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares e, ao que tudo indica, essa incidência tende a aumentar, todos os adultos com idade a partir de 18 anos, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar o cardiologista para se orientar adequadamente a respeito de seus próprios riscos cardíacos e das diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo. Apesar das altas taxas de mortalidade por problemas cardiovasculares, é importante deixar bem claro que a maioria das complicações pode ser evitada quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na prevenção.
B- Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.
C- Antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico.
II - Cardiologia Curativa
Os sintomas relacionados são os que aparecem mais frequentemente nas doenças cardíacas com dor no tórax, estômago, dorso irradiando para os braços e queixo. Falta de ar, palpitações, perda de consciência, tosse, escarro com sangue, fadiga, fraqueza e inchaços.
Solicite um orçamento sem compromisso!